Método Billings - como identificar o período fértil
Você sabe o que é Método Billings? Te explicaremos como identificar o período fértil da mulher através da observação do muco cervical. Saiba mais!
Há dois tipos de métodos para se fazer um planejamento familiar: artificial e natural. O primeiro grupo se divide entre métodos contraceptivos hormonais (pílulas anticoncepcionais, injetáveis e implantes subdermais), espermaticida ou espermicidas (esponjas contraceptivas e geleias), de barreira (capuz cervical, preservativos e diafragma) e os de ação mecânica (DIU).
Já os métodos contraceptivos naturais, que também são chamados de comportamentais, diagnóstico da fertilidade ou regulação natural da fertilidade, se baseiam na observação do organismo para estimar o período fértil da mulher. Entre os recursos usados nesse grupo estão a tabelinha, a avaliação da temperatura basal e a análise do muco cervical. E é sobre este último, chamado de Método de Billings, que vamos falar aqui.
Método de Billings
O Método de Ovulação Billings é resultado de mais de cinquenta anos de pesquisas e sua eficácia está entre 97% e 99%. Ele basicamente tem como indicativo a observação do muco cervical. E veja só: ele não tem nada a ver com a tabelinha, que se baseia no ciclo menstrual para determinar o período fértil.
O que é Método Billings
Primeiro, é preciso entender o que é o muco cervical. Trata-se de uma secreção produzida pelas células que revestem o colo do útero. Além de tornar a vagina menos ácida, o muco cria tipo um duto de passagem dos espermatozoides para o útero, sendo, assim, fundamental para que haja a fecundação.
Devido a essa função, o muco pode ser um indicativo da ovulação e, a partir disso, a mulher pode se programar melhor para engravidar ou reforçar a proteção.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) realizou um estudo em que se observou que 93% das mulheres entrevistadas constataram padrão reconhecível do muco já no primeiro ciclo observado.
Fertilidade e muco cervical
Como você deve saber, os níveis hormonais flutuam durante o ciclo menstrual e, também é devido a isso que é possível notar uma alteração no corrimento vaginal. Os níveis de estrogênio aumentam conforme a gente se aproxima da ovulação, e isso gera uma mudança para torná-lo mais favorável ao esperma. Quando estamos no dia mais fértil, o corrimento vaginal irá adquirir uma consistência e cor parecidas com claras de ovos.
Para usar o Método de Ovulação Billings, faça o seguinte:
-
Observe sua secreção cervical por vários ciclos, para identificar um padrão. Inicie no dia seguinte ao término da menstruação. O calendário menstrual é perfeito para fazer essas anotações. É importante registrar: cor, consistência e sensação. Clica aqui para começar a usar!
-
É indicado usar camisinha para que não se confunda secreções cervicais com sêmen ou lubrificação vaginal normal. Evite ainda a ducha íntima, já que ela lava as secreções cervicais, o que dificulta a percepção de alterações.
-
Verifique suas secreç˜es cervicais antes e depois de urinar. E lembre-se que a limpeza da ppk sempre deve ser feita de frente para trás, ou seja, da vagina em direção ao ânus.
-
Lembre-se também de que você estará mais fértil quando suas secreções cervicais são abundantes, claras, elásticas, úmidas e escorregadias. Por isso a comparação com a clara de ovo.
Dicas importantes:
Pelo Método de Billings, a prática de relações sexuais deve ser evitada a partir do primeiro momento em que o muco aparece nas condições acima (de forma abundante, clara, elástica, úmida e escorregadia) após o fim da menstruação. Isso, claro, para quem não deseja engravidar, já que essas características indicam o período fértil.
Nesse período, para quem não quer engravidar, é importante usar um outro método, como a camisinha.
Ainda pelo Método de Billings, a dica seria fazer sexo somente quando não há muco (para quem não quer engravidar) e aí o conselho seria só transar a cada dois dias, para não confundir o sêmen com o muco.
Vale lembrar que inúmeras situações podem alterar a produção do muco e sua consistência e é sempre fundamental ter o acompanhamento médico para melhor entender o funcionamento do seu corpo, beleza?
Tati Barros
Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.