Saúde e bem-estar

Está com dor na hora de transar? Pode ser dispareunia

Camila Luz
23 Mar, 2023
4 min. de leitura
dispareunia-1

Você sabe o que é dispareunia? Nós contaremos as principais causas dessa disfunção sexual que pode causar dor na hora de transar e de qual forma tratá-las

Transar deveria ser só prazer, mas às vezes também rola um pouco de dor e isso não é normal, tá? A dispareunia é o nome técnico do sexo doloroso. A boa notícia é que existem formas de tornar o ato pura alegria, dependendo do que está causando o desconforto. 

 

dispareunia-2

 

Dispareunia

A dispaurenia é qualquer dor no sistema reprodutor feminino que se manifeste logo antes, durante ou depois do sexo. 

 

A região íntima feminina é formada pela vulva, a parte exterior que a gente enxerga e que inclui os lábios maiores, os lábios menores, a parte visível do clitóris e a entrada da vagina. A vagina é a parte interna – aquela abertura que se conecta com o útero e por onde sai o sangue de menstruação. O útero, os ovários e as trompas, os órgãos envolvidos no ciclo menstrual e na gestação, também fazer parte desse sistema. 

 

A dispareunia pode afetar os homens também, mas é mais comum entre as mulheres.

O que é dispareunia

A dispareunia feminina é classificada em dois tipos principais:

 

  • Superficial: o que dói é a entrada da vagina durante a penetração, seja pelo pênis, por um brinquedo sexual ou até pelo dedo. Nesses casos, a dor pode ser causada pela falta de lubrificação, o líquido produzido naturalmente pela ppk para facilitar o ato sexual. Machucados ou infecções também podem causá-la.

  • Profunda: como o próprio nome diz, a dor ocorre na região mais profunda da região íntima, como na região do abdômen e do colo do útero. Ela pode ficar pior em algumas posições, especialmente quando o pênis está tocando regiões mais profundas do corpo. Doenças femininas como a endometriose e os miomas no útero, assim como infecções e inflamações, podem provocá-la.

 

 

 
 

 

Principais sintomas

A dor durante o sexo pode ocorrer desde a sua primeira experiência sexual ou mais tarde, quando você já é bem experiente. Também pode ocorrer sempre que você transa ou só de vez em quando.

 

E nem tudo é preto no branco quando se trata de dispareunia. As causas podem estar relacionadas a problemas de saúde feminina, ou a questões emocionais e psicológicas. Traumas, ansiedade, estresse, depressão, baixa autoestima ou até um coração partido podem prejudicar o seu bem-estar e a sua experiência na hora de transar.

 

Tratamentos

O tratamento da dispaurenia varia muito de acordo com as causas. O primeiro passo é procurar o ginecologista e, se necessário, o profissional poderá te recomendar para outro médico ou até para um psicólogo. Veja algumas das formas de tratar a dor:

 

 
  • Tratar a doença que está por trás da dor;

  • Utilizar lubrificantes ou outros medicamentos, como cremes com hormônios à base de estrogênio recomendados pelo médico, que ajudam a deixar a ppk mais lubrificada;

  • Fazer terapia ou visitar um psiquiatra para tratar possíveis condições de saúde mental que estejam prejudicando a sua vida sexual.

 

 

dispareunia-3

 

Também é fundamental que a relação sexual seja um momento de muito desejo e confiança mútua entre você e a outra pessoa. Transar sem vontade não vale. É preciso estar confortável e com tesão mesmo! Ninguém é obrigada a nada, muito menos a trocar carícias ou fazer sexo com penetração sentindo dor. 

 

E mais importante: se você está sentindo dor na hora do sexo, não é culpa sua. Você merece cuidados e ajuda para entender a causa e tornar as relações sexuais momentos especiais e de muito prazer. 

 

Camila Luz 

Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.

A Kimberly-Clark Brasil não oferece garantias ou representações quanto à integridade ou precisão das informações. Estas informações devem ser usadas apenas como um guia e não devem ser consideradas como um substituto para aconselhamento médico profissional ou de outro profissional de saúde.