Lubrificação feminina, de onde vem e para que serve
Será que você sabe como ocorre a lubrificação feminina? Nós te explicaremos sobre a sua importância e como ela ocorre. Vem saber mais sobre esse assunto!
Logo que a puberdade dá os primeiros sinais, percebemos mudanças bem visíveis em nosso corpo. Algumas são esperadas, como o crescimento dos seios e o surgimento dos pelos pubianos. Outras podem nos surpreender, uma vez que não se fala muito nelas. Quer um exemplo? A lubrificação feminina.
A lubrificação feminina
Provavelmente, você percebeu esse molhadinho da ppk ao sentir uma sensação diferente ao ver o (ou a) crush ou ao assistir a uma cena mais caliente na sua série preferida. E não é por acaso, já que essa lubrificação tem tudo a ver com o nosso desejo sexual.
O que é lubrificação feminina e como ela ocorre?
A lubrificação feminina acontece porque o corpo da mulher, mais especificamente o colo do útero, produz um líquido que serve para manter a vagina lubrificada.
Como em tudo o que se refere ao corpo humano, até mesmo os níveis de lubrificação não são os mesmos para todas as mulheres. Então não precisa encanar. Algumas mulheres podem perceber uma lubrificação intensa durante a relação sexual, e tá tudo certo. Não é motivo algum de vergonha, é sinal de que você está sentindo muito prazer!
A importância de manter a lubrificação
Além de ser sinal de prazer, a lubrificação possui outras finalidades, como facilitar a entrada do pênis na vagina, reduzir o risco de infecções externas e proteger os órgãos genitais de possíveis lesões durante a penetração.
Inclusive, se você costuma sentir dor na relação sexual, isso pode ser causado por uma baixa lubrificação.
Secura vaginal
Há mulheres que sofrem da chamada secura vaginal, que é a baixa lubrificação ou até mesmo ausência total dela. Essa condição costuma atingir de forma mais comum as pessoas que estão passando pela menopausa, uma vez que há uma queda do hormônio sexual estrogênio.
Mas a falta de lubrificação também pode ocorrer em mulheres que acabaram de dar à luz ou estão amamentando. Tratamentos de câncer e uso de medicamentos também podem causar a secura vaginal. Em todos esses casos, vale se consultar com o médico para entender como contornar essa situação.
Como aumentar a lubrificação da vagina
Os lubrificantes vaginais são as alternativas mais conhecidas para aumentar a lubrificação da ppk na hora de transar. Mas uma dica: opte por versões à base de água, porque os produtos à base de óleo podem causar irritação e, inclusive, reduzir a eficácia da camisinha.
Em alguns casos, o ginecologista pode ainda indicar cremes ginecológicos que ajudam a deixar a ppk mais lubrificada.
Por fim, vale destacar que a falta de lubrificação na hora da relação sexual pode ser um sinal emocional, que demonstra nervosismo, insegurança ou, simplesmente, falta de desejo. Portanto, é importante entender o que seu corpo está dizendo, conversar com o seu parceiro ou parceira e o mais fundamental: se respeitar!
Tati Barros
Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.