Pubarca. Vem saber tudo sobre o surgimento dos pelo pubianos
Será que você sabe o significado de pubarca? Nós te contamos o que é e como ocorre o aparecimento dos pelos pubianos. Vem descobrir mais sobre esse assunto!
O surgimento dos primeiros pelinhos na ppk é um evento empolgante na vida de toda menina. E ele tem nome: pubarca. Parece um pouco com puberdade, né? Bom, os pelos na região íntima são um dos principais sinais de que a criança está, aos poucos, deixando a infância para entrar na adolescência. Vamos saber mais sobre o significado da pubarca?
O que significa pubarca
Por volta dos oito anos de idade, o corpo começa a dar sinais de puberdade. O primeiro deles costuma ser a telarca – o surgimento dos brotos mamários, um ligeiro inchaço nos seios que pode deixá-los mais sensíveis e doloridos. São como dois carocinhos mesmo, sabe?
Mais ou menos na mesma época ou um pouquinho mais tarde, você pode notar uma penugem discreta na ppk, ou alguns pelinhos brotando por ali. Eles costumam ser bem fininhos no início. Com o passar do tempo, vão se tornando mais grossos e espessos, até cobrir toda a região íntima até a virilha.
A pubarca ocorre pela ação dos hormônios sexuais estrogênio e progesterona, responsáveis pelo ciclo menstrual e por boa parte das mudanças que acontecem no corpo feminino ao longo da adolescência.
Após a telarca e a pubarca, a menina geralmente passa pelo estirão, que é um crescimento acelerado até a primeira menstruação, quando o crescimento geralmente desacelera. O corpo também vai tomando forma, com mais curvas, especialmente entre a cintura e o quadril.
Como saber se a pubarca é precoce
A pubarca é considerada precoce – ou seja, antes da hora – quando os primeiros pelos surgem antes dos oito anos de idade. Nesse caso, os pais precisam levar a criança ao médico para fazer exames e iniciar um tratamento para prevenir a puberdade precoce.
Quando a menina entre na puberdade antes da hora, todo o seu desenvolvimento pode acontecer cedo demais, o que pode prejudicar o crescimento, por exemplo.
Além disso, é importante investigar se há algum problema hormonal, que esteja provocando a pubarca precoce.
Se o surgimento dos primeiros pelos estiver demorando muito para aparecer, também é preciso levar a criança ao médico para entender por que a pubarca ainda não aconteceu. Após os 13 anos de idade, ela é considerada tardia e também pode indicar problemas hormonais ou outras questões de saúde que devem ser investigadas por um médico ginecologista ou endocrinologista.
Porém, lembre-se que cada corpo é único e se desenvolve no seu próprio tempo. O acompanhamento médico é importante para garantir que tudo está acontecendo no momento certo. Mas é super possível que as suas amigas se desenvolvam antes de você, ou que você tenha pelos na ppk antes das meninas da sua classe.
O corpo feminino floresce ao longo da puberdade e isso é natural, até bonito de ver, né? Ele está se preparando para uma vida adulta plena e até gerar filhos no futuro, se você quiser.
Nessa época, é normal ter muitas dúvidas e questões sobre o que está acontecendo com o seu corpo. Não deixe de perguntar para um adulto em quem você confia, como seus pais ou uma professora. Também vale bater um papo com as amigas que, afinal, estão passando pelo mesmo processo que você!
Camila Luz
Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.