Sentir dor no pé da barriga depois do sexo é um problema?
A dor no pé da barriga depois do sexo pode ser uma consequência do orgasmo, sabia? Entenda!
Sentir dor no pé da barriga, a região inferior do abdômen, depois do sexo não é, digamos assim, algo que passe pela nossa cabeça quando a gente vai transar com uma pessoa. Mas a sensação pode acontecer e, ainda por cima, existe uma explicação cientifica para ela!
A dra. Rebeca Gerhardt explica que o orgasmo – aquela sensação intensa e prazerosa, como se a gente estivesse preste a explodir – provoca uma série de contrações no útero. “A dor no pé da barriga pode ser normal e estar vinculada às contrações”, explica.
Pois é, o corpo é mesmo um mistério. O orgasmo envolve o corpo todo, não só a ppk. Por isso, o pé da barriga pode doer um pouquinho depois de gozar.
Mas existe um outro lado nessa história, e essa dor no pé da barriga também pode estar vinculada a dores durante a penetração – e daí não é pra normalizar. Sexo é pra ser puro prazer. Quando dói, algo não está bem. A dor na penetração pode significar um problema de saúde física ou emocional. Também pode ser que você não esteja tão a fim de transar e a penetração acaba machucando, por falta de lubrificação, por exemplo.
Quando procurar o médico?
Se você é sexualmente ativa, é preciso visitar o ginecologista regularmente pra fazer o exame Papanicolau e garantir que tudo vai bem com a saúde da ppk.
Nesse meio tempo, entre uma consulta e outra, se você notar que anda sentindo dor no sexo ou algum desconforto na ppk, como coceira ou ardência, é preciso marcar uma consulta.
“Doenças ginecológicas, como a endometriose ou a presença de miomas podem estar associadas ao desconforto”, alerta a dra. Rebeca. “Nem sempre é preciso tratar com urgência, mas se a dor estiver presente em todas as relações sexuais, pode ser mais urgente”, explica.
A endometriose acontece quando células do endométrio, o tecido que reveste o útero, "caem" nos ovários ou na cavidade abdominal. Em condições normais, essas células saem do corpo pela menstruação. Mas no caso da doença, elas se movimentam no sentido contrário, pra dentro do corpo, voltam a se multiplicar e a sangrar dentro da gente. Sentir dor no sexo é um dos sintomas da doença.
Já os miomas são tumores benignos que podem se desenvolver na região pélvica e provocar fluxo menstrual intenso, cólicas fortes na menstruação e, dependendo do tamanho e da localização, dor na relação sexual.
Observar se a dor no pé da barriga está associada ao orgasmo ajuda a entender se a sensação é normal ou não. De toda forma, sempre vale a pena trocar uma ideia com o ginecologista. Para diagnosticar qualquer problema de saúde, não basta fazer exames. Durante a consulta, o médico se baseia em todas as suas experiências e sensações para traçar um diagnóstico.
Por isso, a dra. Rebeca faz um convite: observe o seu corpo! O organismo da mulher é muito inteligente e dá sinais. Você é capaz de notar quando algo mudou ou não vai bem. Mas para tirar conclusões, a consulta médica é essencial.
E se a dor no pé da barriga for só uma consequência do orgasmo, simplesmente relaxe e aproveite!