Distúrbio hormonal pode ser a causa da menstruação desregulada
Você conhece as causas do distúrbio hormonal? Separamos quais são os principais sintomas e como prevenir essa condição que pode levar a menstruação desregulada
Fluxos menstruais mais intensos, cólicas doloridas, ciclos desregulados. Tudo isso pode ser sintoma de um distúrbio hormonal. Mas esse é um termo muito amplo e que, muitas vezes, é usado de forma incorreta. Vamos entender direito o que pode estar relacionado ao desequilíbrio na produção de hormônios.
O que é distúrbio hormonal
Antes de tudo, vamos desmistificar essa ideia de "mau funcionamento dos hormônios" com a dra. Rebeca Gerhardt: “Esse termo distúrbio hormonal não existe! Eventualmente, podemos desenvolver patologias que causam alterações hormonais, uma vez que tudo em nosso corpo está conectado, mas não quer dizer que isso é um distúrbio dos hormônios.”
Ou seja: não dá para considerar que existe uma “doença” chamada distúrbio hormonal. O que pode haver é alguma alteração em alguma parte do nosso corpo e que, de alguma forma, impacta na produção de hormônios.
Essa alteração pode ser no sistema reprodutivo, alterando a produção de hormônios sexuais que acontece nos ovários, ou fora dele como nas glândulas endócrinas, impactando diversos hormônios. O hormônio folículo-estimulante (FSH), por exemplo, ainda que seja importante para o sistema reprodutor feminino, é produzido pela hipófise, uma glândula localizada na base do cérebro.
Causas do distúrbio hormonal feminino
Como explicamos acima, às vezes, há algum distúrbio em outras glândulas do corpo (fora do sistema reprodutor feminino) que impacta na produção dos hormônios sexuais. “Por isso que distúrbio hormonal feminino é um termo muito genérico que não contempla o universo de hormônios que existem em nosso corpo. Além disso, muitas vezes, esse termo ainda desconsidera períodos fisiológicos, como a menopausa, a amamentação e o puerpério, que acarretam essas alterações hormonais”, reforça a dra. Rebeca.
Por englobar um universo tão amplo, é fundamental considerar, também, fatores como estresse, má alimentação e condições como a diabetes, o hipotireoidismo e ovários policísticos só para citar alguns.
Sintomas de distúrbio hormonal feminino
Pensando nas doenças impactadas pelo desequilíbrio hormonal ovariano, seja de forma direta ou indireta, o principal sintoma é uma mudança no padrão menstrual, nas mulheres que estão na menacme – o período entre a primeira e a última menstruação.
As alterações hormonais também podem ocasionar alterações dermatológicas, como crescimento excessivo de pelos, queda de cabelo, oleosidade da pele etc. E, para mulheres que desejam ter filhos, também pode haver dificuldade para engravidar - mas essa situação pode estar ligada a outros hormônios, não apenas os sexuais.
É preciso lembrar sempre que nosso corpo está todo interligado. Por isso, é preciso também analisar questões metabólicas, emocionais e sociais, que podem impactar em um desequilíbrio hormonal. Sendo assim, é superimportante a conversa detalhada durante uma consulta médica. Nem tudo é diretamente sobre hormônios femininos, mas principalmente sobre estilo de vida, histórico, entre outros tantos fatores.
Para ficar atenta ao seu padrão menstrual e, com isso, ficar mais fácil identificar possíveis alterações e irregularidades, o melhor aliado que você pode ter é o calendário menstrual. Já tem o seu?
Tati Barros
Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.