Anticoncepcional injetável: o que é e como funciona no corpo
Você sabe o que é anticoncepcional injetável? Explicaremos o que é e como atua no corpo como método contraceptivo. Saiba mais!
Quando falamos na pílula anticoncepcional, um método contraceptivo bastante comum, é muito importante ter em mente que, para ela cumprir seu papel, é necessário tomá-la todos os dias no mesmo horário.
Se você não tem essa disciplina, é recomendado procurar outro método que te deixe mais segura. Opções para isso não faltam e já falamos sobre algumas aqui neste outro artigo. Agora, chegou a vez de entender como funciona o anticoncepcional injetável.
O que é anticoncepcional injetável
O anticoncepcional injetável é um método contraceptivo hormonal bem parecido com as pílulas anticoncepcionais, mas com duas principais diferenças:
-
Ele é administrado por meio de injeções, e não de forma oral;
-
Ele é aplicado mensalmente ou trimestralmente, e não ingerido diariamente, como a pílula.
Mas não é só isso que muda. Enquanto a pílula anticoncepcional é composta por estrogênio e progesterona, o anticoncepcional injetável pode ter como único hormônio a progesterona. Por isso ele é indicado, por exemplo, para quem tem contraindicações ao uso do estrogênio.
Além disso, tem uma diferença prática disso: te explicamos.
A progesterona é o hormônio que bloqueia a ovulação e atrofia o tecido do endométrio. Então, ao usar um anticoncepcional só com esse hormônio, a menstruação é interrompida. Nesse caso, a injeção é aplicada a cada três meses e a pessoa não menstrua.
Alguns anticoncepcionais injetáveis, no entanto, combinam a progesterona e o estrogênio. Nesses casos, a menstruação é mantida e a injeção é aplicada mensalmente.
Benefícios do anticoncepcional feminino injetável
As vantagens de qualquer método anticoncepcional vão depender muito do que você busca com ele, para além de evitar a gravidez, tá? Alguns pontos que você pode considerar ao escolher o anticoncepcional injetável são:
-
Não precisa ser administrado diariamente;
-
Quando aplicado nas datas corretas, é altamente eficaz;
-
Menor chance de esquecimento;
-
Possível redução das cólicas menstruais;
-
Possível redução do fluxo menstrual;
-
Possibilidade de melhora da acne;
-
Tem um menor efeito sistêmico no corpo.
Com quantos dias o anticoncepcional injetável faz efeito
Precisamos sempre considerar que cada corpo reage de uma forma, tá? Mas, em geral, o anticoncepcional injetável começa a fazer efeito já na primeira dose.
No entanto, assim como no caso da pílula contraceptiva, o indicado é que no primeiro mês você tenha relações sexuais com camisinha. Afinal, prevenção nunca é demais, né?
Ah, e importante: a primeira injeção deve ser aplicada no primeiro dia da menstruação. As seguintes vão depender se você e seu médico optaram pela aplicação mensalou trimestral.
Lembrando sempre que a escolha de qualquer método contraceptivo deve ser feita juntamente com o ginecologista. Nada de ir “na onda” da amiga, porque o que funciona para ela pode não ser o melhor para você.
Tati Barros
Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.