Vibrador. Bora saber como surgiu esse nosso best friend
Será que você sabe como surgiu o vibrador? Te mostraremos a história dos vibradores femininos e como usar esses brinquedos a nosso favor! Clique e descubra!
Você já percebeu como tem sido recorrente famosas falarem abertamente sobre suas sexualidades, inclusive sobre como o uso do vibrador faz parte de suas rotinas?
Pois é. Mas até pouco tempo atrás isso era impensável, e essa é apenas a pontinha dessa liberdade sexual que tão tardiamente estamos conquistando.
E falando sobre esse BFF de mulheres de todas as idades, você já parou para pensar sobre como surgiu o vibrador?
O que é vibrador
São diversos os tipos de brinquedos eróticos que podem ser aliados na hora de você conhecer o seu próprio corpo ou, ainda, deixar a relação sexual com outra pessoa mais interessante.
O vibrador é um deles e há uma gama de modelos para todos os gostos, viu?
Tem vibrador para estimular o clitóris, para penetração, sugador e tantos outros - o que não faltam são modelos e motivos para você ter um para chamar de seu. E quem está dizendo isso não somos nós. Bem, tá bom, nós também estamos! 😅
Mas, falando sério, um estudo publicado no The Journal of Urology defenda que médicos devem começar a prescrever o uso regular de vibradores para mulheres. Entre os benefícios do acessório estão:
-
Melhora da saúde do assoalho pélvico;
-
Redução da dor vulvar;
-
Controle da incontinência urinária;
-
Mais orgasmos (e mais intensos);
-
Redução do estresse;
-
Melhorias na saúde sexual geral.
História do vibrador
Agora, vamos de curiosidade histórica. Você já parou para pensar como foi o inventado esse item tão maravilhoso e que faz absolutamente tudo para o nosso prazer? Pois te contamos!
Existe quase uma lenda de que o vibrador foi inventado pelo médico britânico Joseph Mortimer Granville, com a finalidade de tratar mulheres com "histeria", um termo bem pejorativo que se referia a basicamente qualquer tipo de sintoma que atingisse as mulheres, desde dores de cabeça até depressão.
Mas, em 1999, essa história sofreu alterações, sendo refutada pela socióloga americana Hallie Lieberman.
De fato, o vibrador elétrico foi inventado por Granville no início da década de 1880, mas como um dispositivo médico para homens. Ele era usado em várias partes do corpo, principalmente para tratar dores, doenças da coluna e surdez. E olha que curioso: o inventor sugeriu o uso no períneo dos homens para tratar a impotência. Imaginar que hoje esse é um estigma masculino, né?
Os vibradores como conhecemos hoje só começaram a ser comercializados no início do século 20, ou seja, em meados dos anos 1900.
Hallie Lieberman explica, ainda, que quando os médicos usavam vibradores nas mulheres para algum tratamento evitavam tocar seus clitóris, justamente por causa da excitação sexual.
Graças às deusas hoje o vibrador é um item de empoderamento sexual feminino e podemos até colecionar modelos se desejarmos. O importante é testar e achar aquele que mais te dá prazer!
Inclusive, vale conferir o nosso artigo 10 tipos de vibradores pra você conhecer ainda mais o seu corpo🔥
Tati Barros
Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.