Passo a passo pra você saber a duração do ciclo menstrual
Entenda o que é duração do ciclo menstrual e como funciona o seu corpo em cada fase do mês
Muito se fala sobre o período menstrual, assim como sobre os dias de ovulação. Mas você conhece todas as fases e sabe como calcular a duração do ciclo menstrual? Se a resposta for “não”, tudo bem! Continua aqui que a gente te conta.
O que é duração do ciclo menstrual?
Antes de qualquer coisa, vamos entender o que é o ciclo menstrual. Trata-se de todo o período de mudanças que ocorrem no corpo feminino ao longo do mês, desde o primeiro dia da menstruação até o primeiro dia da menstruação do mês seguinte. Por isso é um ciclo, acaba um e já começa o outro 😉
Geralmente, o ciclo menstrual tem duração de 28 dias, mas esse período, na verdade, pode variar de 24 a 35 dias.
Do momento em que se tem a primeira menstruação (chamada menarca) até a menopausa (quando encerra a idade fértil), todas as pessoas que menstruam vivenciam o ciclo menstrual, passando mês a mês pela preparação do corpo para uma gravidez.
Esse ciclo é composto por quatro fases. Entenda cada uma delas:
Fase menstrual
O ciclo começa no primeiro dia de menstruação. Como você deve saber, o sangramento menstrual é a descamação da parede interna do útero (endométrio), que é eliminada quando não ocorre a gravidez. Essa fase pode durar entre três e sete dias.
Fase folicular
A fase folicular é o primeiro período do ciclo menstrual e acontece entre o primeiro dia da menstruação e a ovulação, tendo, em média, 14 dias de duração. Isso mesmo, esta fase inclui a fase menstrual.
Nesta fase, também o ocorre o processo de crescimento e amadurecimento do óvulo que será liberado na ovulação. É aqui, ainda, que há a produção dos estrógenos (um dos nossos hormônios).
Em um ciclo de 28 dias, a ovulação acontece no dia 14, sendo que o período fértil inclui este dia, além de dos três dias anteriores e três dias posteriores a essa data. Esta etapa do ciclo acontece, então, quando o óvulo está maduro e pronto para ser fecundado. Isso quer dizer que uma relação sexual que aconteça nesses sete dias, pode resultar em gravidez.
Fase lútea
Após a liberação do óvulo, o tecido chamado corpo lúteo passa a produzir uma grande quantidade de progesterona. Esse é o hormônio responsável por ajudar na manutenção de uma possível gravidez, até que a placenta se desenvolva. Caso o óvulo não seja fecundado, começa a descamação do tecido que o útero preparou para receber o embrião. Essa descamação resulta na menstruação, e aí o ciclo começa novamente.
Os contraceptivos hormonais e o DIU podem alterar a duração do ciclo?
Quem faz uso de pílulas anticoncepcionais ou possui DIU hormonal pode ter um ciclo atípico, o que quer dizer que a sua duração pode variar. Isso vai depender, especialmente, do tipo de contraceptivo hormonal escolhido e dos níveis de hormônios que o corpo recebe.
As pílulas contraceptivas de progestina, por exemplo, afetam o ciclo hormonal reprodutivo por impedirem que os ovários prepararem e liberarem os óvulos. Neste caso de contracepção pode haver sangramento irregular, redução ou nenhum sangramento.
Antes de fazer uso de qualquer pílula anticoncepcional ou medicamento, a dica é consultar o médico, ok? Só ele vai poder indicar o melhor para o seu caso.
Mais uma super dica: pra te ajudar a calcular o seu ciclo menstrual e entender cada período do corpo, acessa a nossa calculadora menstrual. Monitorar o ciclo ajuda a conhecer o nosso organismo e reconhecer todas as mudanças pelas quais ele passa durante o mês 😊