Falta de vontade de fazer sexo? 7 razões que podem levar a isso
Vem saber o que pode causar a diminuição da libido
Bora começar esclarecendo uma coisa: tá tudo certo não sentir vontade de transar o tempo todo. Então, a falta de vontade de fazer sexo não é, necessariamente, um problema, ok?
Durante o período fértil, de forma geral, a gente pode ficar subindo pelas paredes, cheia de vontade de transar. "Culpa" dos hormônios. No resto do ciclo menstrual, os níveis hormonais variam e, às vezes, a gente percebe uma diminuição da libido.
Mas ficar sem vontade de transar sempre, de forma recorrente, pode significar que algo não está bem com a sua saúde física ou emocional. Preparamos uma listinha de possíveis motivos para te ajudar a refletir sobre a sua libido:
Estresse, ansiedade, depressão
Se você passa o dia ligada no 220 e precisa lidar com mil tarefas em casa, na escola ou no trabalho, pode ser que a falta de vontade de transar seja provocada justamente por essa sobrecarga. A vida pode ser tão corrida que, às vezes, nem dá tempo de pensar em sexo, né? Quanto mais ter energia pra manter uma vida sexual ativa.
Ansiedade e depressão também podem provocar uma diminuição da libido. Talvez os seus pais estejam passando por um divórcio. Ou, então, você esteja ansiosa por causa do vestibular, ou sentindo falta de casa se está morando fora pra cursar faculdade. Coisas "normais" da vida podem provocar sintomas ansiosos e depressivos – e é sempre bom observar quando isso acontece, porque tratar eles é importante.
Quando a ansiedade e a depressão interferem no dia a dia, vale a pena procurar um profissional de saúde mental, como um psicólogo. Ele poderá diagnosticar as condições ou apenas sugerir algumas sessões de terapia até que você se sinta melhor. Não é vergonha nenhuma ir ao psicólogo, ok? Pelo contrário: mulher inteligente e empoderada cuida da saúde mental!
Problemas de relacionamento
Talvez você não esteja mais tão a fim daquela pessoa com quem está se relacionando. Já parou pra pensar nisso?
Especialmente em relações mais longas, a diminuição da libido pode acontecer. Quando estamos apaixonadas, no começo do namoro, dá vontade de ficar se agarrando o tempo todo. Essa fase é tão boa 🔥 Mas após algum tempo, pode ser que o casal caia na rotina, esteja brigando muito ou chateado um com o outro.
E como aumentar a vontade de fazer sexo nesses casos? Primeiro, não se obrigue a nada. Forçar uma situação não faz bem nem pra você nem para o relacionamento. Estabeleça seus limites.
Mas tente manter um diálogo com seu parceiro ou parceira. Com jeito, introduza a questão. Junto do seu par, explore as possíveis razões para a baixa libido e procurem por soluções juntos. Vocês podem investir mais nas preliminares, comprar brinquedinhos em uma sex shop, fazer uma viagem, ou até mesmo resolver problemas que podem estar prejudicando a relação.
Hormônios que reduzem a libido
A pílula anticoncepcional foi uma grande conquista para as mulheres, pois além do benefício óbvio de evitar a gravidez indesejada, pode melhorar a saúde da pele e os sintomas da TPM. Adeus, espinhas! 🤩
Só que alguns contraceptivos podem provocar a diminuição da libido[AF1] . Se você notou que não está mais com tanta vontade de transar depois que começou a tomar pílula, converse com a ginecologista sobre a possibilidade de substituí-la.
Medicamentos como os antidepressivos também podem reduzir a libido. Portanto, se você foi ao psiquiatra e saiu de lá com uma prescrição, pergunte se falta de vontade de fazer sexo pode se um dos efeitos colaterais. Com o tempo, o médico poderá ajustar a dosagem ou substituir o remédio para que você se sinta com mais tesão.
Problemas de saúde
Qualquer problema de saúde crônico – aquele que se prolonga por um tempão - pode te deixar sem vontade de transar. Doenças como diabetes, problemas de coração e câncer podem prejudicar a libido tanto pelos sintomas quanto pelos tratamentos adotados.
Ter uma doença crônica nunca é fácil. Ter uma equipe médica de confiança, assim como profissionais de saúde mental que te acompanhem, são estratégias importantes para desfrutar da melhor vida possível - inclusive a vida sexual.
Uso de álcool ou drogas em excesso
A gente tá cansada de saber que consumir álcool em excesso e drogas faz mal para a saúde, né? O mesmo vale para a vida sexual: beber muito e usar drogas pode derrubar real a sua libido.
Gravidez e amamentação
O corpo da mulher muda bastante por causa da gestação. Os níveis hormonais se alteram e a autoimagem também pode mudar. Os seios podem crescer, os tornozelos podem inchar... fora a barrigona! Os sintomas e as mudanças provocadas pela gravidez podem provocar a falta de vontade de fazer sexo.
Depois do parto, a mulher geralmente fica um tempo sem transar para que o corpo se recupere. E, cá entre nós, pode ser que nem vontade você tenha. Os hormônios ainda estão voltando aos níveis normais, o pode estar cansado e, agora, há um bebê que depende de você. Tudo isso exige adaptação. Aos poucos, a vontade vai voltando!
Descoberta da sexualidade
Quando se trata de sexualidade, a gente nem sempre sabe do que gosta logo de cara. Ainda vivemos em uma sociedade heteronormativa, na qual transar com uma pessoa do sexo oposto é visto como normal. Mas a gente sabe que essa visão ultrapassada está finalmente, mudando.
Pode ser que você sinta atração por outras meninas, ou apenas por pessoas com as quais têm uma conexão especial, independentemente de gênero. Vá experimentando, dentro do seu tempo e sem pressão. E explore o próprio corpo. Descobrir a própria sexualidade é uma delícia! Aproveite essa jornada.