Igualdade de gênero é um dos ODS da ONU. Entenda
Será que você sabe o que é igualdade de gênero? Te mostraremos por que esse tema é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Vem saber mais!
A sigla ODS te diz algo? Se você nunca ouviu falar, tudo bem. Segue o texto que você vai ficar por dentro desse assunto, e ainda saber mais sobre igualdade de gênero.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU foram criados em 2015, na Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), composta por 193 Estados-membros da ONU. Essas metas foram desenvolvidas com o objetivo de estabelecer ações que colaborem para um mundo mais igualitário.
E entre esses objetivos está um que sempre abordamos por aqui, em Kira: a igualdade de gênero. Bora falar mais sobre isso!
O que é igualdade de gênero?
Essa expressão tão falada nos últimos tempos refere-se às condições iguais que homens e mulheres devem ter para serem livres para fazer suas escolhas. Além, é claro, de usufruírem das mesmas responsabilidades, direitos e oportunidades.
Sabemos que a realidade em todo o mundo ainda está bem distante disso. Em algumas culturas e sociedades as discrepâncias são ainda maiores, restringindo qualquer tipo de liberdade para as mulheres.
Por que a igualdade de gênero é um ODS da ONU?
São muitos os motivos para isso – e um longo caminho deve ser percorrido para chegarmos em uma real igualdade de gênero.
Um trecho do portal ONU Mulheres dá um belo resumo de porque essa é uma pauta tão necessária, inclusive no Brasil:
“As mulheres já percorreram um longo caminho até aqui. Estudar, trabalhar, votar, candidatar-se a cargos políticos e ocupar postos de liderança, por exemplo, são direitos conquistados muito recentemente pelas mulheres brasileiras. Mas a marca do estigma e da desigualdade ainda está muito presente na sociedade e é um freio para o desenvolvimento sustentável do país.”
A diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, diz que alcançar a paridade de gênero é uma responsabilidade que deve ser assumida por todos nós, pois "cada vez que uma mulher ou uma menina é retida pela violência ou discriminação, toda a humanidade sai perdendo".
Diante disso, a igualdade de gênero é o ODS 5, da ONU.
Quais são os objetivos?
Prepare-se, porque a lista dentro do ODS 5, é longa:
-
Acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas em toda parte;
-
Eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos;
-
Eliminar todas as práticas nocivas, como os casamentos prematuros, forçados e de crianças e mutilações genitais femininas;
-
Reconhecer e valorizar o trabalho de assistência e doméstico não remunerado, por meio da disponibilização de serviços públicos, infraestrutura e políticas de proteção social, bem como a promoção da responsabilidade compartilhada dentro do lar e da família, conforme os contextos nacionais;
-
Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública;
-
Assegurar o acesso universal à saúde sexual e reprodutiva e os direitos reprodutivos, como acordado em conformidade com o Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento e com a Plataforma de Ação de Pequim e os documentos resultantes de suas conferências de revisão;
-
Realizar reformas para dar às mulheres direitos iguais aos recursos econômicos, bem como o acesso a propriedade e controle sobre a terra e outras formas de propriedade, serviços financeiros, herança e os recursos naturais, de acordo com as leis nacionais;
-
Aumentar o uso de tecnologias de base, em particular as tecnologias de informação e comunicação, para promover o empoderamento das mulheres;
-
Adotar e fortalecer políticas sólidas e legislação aplicável para a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas em todos os níveis.
Como podemos melhorar a igualdade de gênero
Trabalhar para que esses objetivos sejam alcançados é uma missão não apenas dos governos, como também da sociedade. Além da adoção de práticas que promovam um maior acesso à educação de qualidade, é mais do que necessário também, por exemplo, investir em medidas que aumentem as oportunidades de trabalho (sem distinção de salários).
É urgente ainda a tolerância zero ao trabalho infantil e à violência de gênero, apenas para citar alguns pontos.
Vale lembrar, aqui, que o combate à pobreza menstrual faz parte dessa pauta. O assunto deve ser uma missão de toda a sociedade! Isso porque a falta de acesso a produtos de higiene, como absorventes, afasta milhões de meninas das escolas em todo o mundo, o que só colabora para a desigualdade de gênero.
Juntas, seguimos atentas e fortes para um futuro mais justo e com equidade para as mulheres!
Tati Barros
Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.