Você sabe o que é candidíase?
Um guia rápido e prático sobre candidíase feminina
A candidíase feminina é uma doença muito comum, mas que precisa ser tratada com cuidado e seriedade, porque causa incômodo, e às vezes até dor. Apesar de ela também ser sexualmente transmissível, não é considerada uma DST/IST (infecção sexualmente transmissível). Entenda o porquê:
O que é candidíase?
Candidíase é uma doença causada por um fungo, o Candida albicans. É uma infecção comum, e 75% das mulheres têm a candidíase pelo menos uma vez na vida. A candidíase pode ser transmitida sexualmente, mas também é uma doença que pode se originar de um desequilíbrio na flora vaginal.
O que causa a candidíase?
Como uma infecção por fungo, muitas vezes a candidíase aparece por conta de temperaturas muito quentes, usar roupas justas, apertadas, molhadas ou sintéticas, calcinhas que não deixam a ppk respirar e até uso de medicamentos que desequilibram a flora vaginal, como corticoides ou antibióticos.
Homens também podem desenvolver candidíase e, caso você tenha contato sexual com uma pessoa contaminada, pode contrair a doença – e não apenas na ppk, pois existe a candidíase oral, por exemplo.
Quais são os sintomas da candidíase?
Ela provoca um corrimento esbranquiçado ou até acinzentado, leitoso, que é diferente do seu corrimento vaginal normal. O corrimento da candidíase vem acompanhado de outros sintomas, como coceira e ardência ou até dor durante as relações sexuais. Ele é mais comum na fase pré-menstrual, quando o pH da vagina está mais ácido e os fungos se proliferam mais facilmente.
Se você percebeu que seu corrimento natural mudou, ficou mais grosso, está com um cheiro mais forte e você começou a sentir coceira na ppk, procure um ginecologista. Apesar de hoje em dia existirem várias pomadas que você pode comprar na farmácia, a automedicação não faz bem, e você pode estar com outra infeção que não a candidíase. Só o médico pode diagnosticar você, e, na dúvida, não arrisque sua saúde, não é?