Saúde e bem-estar

Herpes genital feminina, sintomas, como prevenir e tratar

Camila Luz
22 Feb, 2023
4 min. de leitura
herpes-genital-feminina-1

Será que você sabe como identificar a herpes genital? Te explicamos quais são os principais sintomas e como evitar essa doença. Bora saber mais sobre esse tema!

De tempos em tempos, algumas pessoas apresentam um machucadinho na boca provocado pelo vírus da herpes. É bem comum! Mas você sabia que ele também pode aparecer na ppk? Sim! É a herpes genital feminina.

 

herpes-genital-feminina-2

 

Herpes genital feminina

Junto da herpes que aparece na boca, a herpes genital feminina é o tipo mais comum da doença, que pode provocar lesões em qualquer parte do corpo. Vem saber tudo sobre a condição e como preveni-la.

O que é herpes genital

A herpes genital é uma infecção sexualmente transmissível (IST), o que significa que é transmitida pelo sexo desprotegido, sem camisinha

 

A herpes é causada por dois tipos de vírus

 

  • O tipo 1 (HSV – 1), que geralmente provoca a herpes na boca, 

  • E o tipo 2 (HSV – 2), mais associado à região íntima

 

 

No entanto, é possível ter uma infecção pelo tipo 1 nos genitais. Quem está com herpes na boca e faz sexo oral desprotegido em outra pessoa pode acabar transmitindo o vírus para o pênis ou a ppk

 

Portanto, em termos de prevenção, já podemos dar um spoiler: usar camisinha durante o sexo oral também é importante!

Principais sintomas da herpes genital feminina

Os principais sintomas que a herpes genital feminina podem causar são:

 

 
  • Pequenas bolhas ou feridas vermelhas que podem aparecer na ppk ou em torno dela;

  • Ardência e coceira na região da ppk;

  • Dor ao fazer xixi;

  • Corrimento vaginal estranho, geralmente de verde, amarelo ou acinzentado.

 

 

Se você notar qualquer um desses sintomas, vá ao ginecologista assim que possível. O médico poderá identificar a doença só por um exame físico, ou solicitar um teste de sangue para identificar a presença do vírus. 

 

Não há cura para a herpes genital. Assim como a que dá na boca, as feridinhas podem aparecer de vez em quando, especialmente quando nossa imunidade está baixa ou em períodos de muito estresse. No entanto, o ginecologista poderá recomendar tratamentos para prevenir ou atenuar o surgimento das feridas.

 

Como é a prevenção da herpes genital

Quando a pessoa com quem você se relaciona estiver com a ferida da herpes, sinal vermelho: o sexo desprotegido, seja pela boca, ppk ou ânus, poderá gerar a transmissão da doença. 

 

 

herpes-genital-feminina-3

 

Mas a herpes genital também pode ser transmitida pela saliva ou pelos fluidos genitais normais que a gente troca com a outra pessoa. Por isso, é fundamental usar camisinha sempre. O preservativo também ajuda a prevenir outras ISTs, como sífilis, gonorreia e HIV. 

 

Por isso, fique sempre ligada na camisinha. Não deixe ninguém te convencer de que sexo com camisinha é ruim. Sua saúde vem em primeiro lugar. 😌

Camila Luz 

Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.

A Kimberly-Clark Brasil não oferece garantias ou representações quanto à integridade ou precisão das informações. Estas informações devem ser usadas apenas como um guia e não devem ser consideradas como um substituto para aconselhamento médico profissional ou de outro profissional de saúde.