Saúde e bem-estar

Exercícios Kegel para controlar o escape de xixi. Bora conhecer

Camila Luz
1 Nov, 2022
4 min. de leitura
exercicios-kegel-1

Explicamos por que fazer exercícios Kegel e damos as dicas para você identificar os músculos certos e praticar com eficiência

Os exercícios Kegel não vão mudar a aparência da sua ppk, mas vão deixá-la mais forte, e isso é muito importante! Quando a musculatura da região pélvica está fraca, fica mais difícil segurar o xixi, o que pode provocar escapes – gotinhas de xixi que molham a calcinha quando a gente menos espera. Além disso, exercitar a região íntima pode contribuir muito para a qualidade da nossa vida sexual. Vem saber tudo sobre a prática que é simples, discreta e fácil de fazer.

 

exercicios-kegel-2

 

O que é exercício de Kegel? 

Os exercícios Kegel foram desenvolvidos no final dos anos 1940 pelo dr. Arnold H. Kegel, um ginecologista dos Estados Unidos, para ajudar as mulheres a controlarem seus escapes de xixi. Os homens também podem praticá-los, pois também sofrem de incontinência urinária ainda que a condição seja beeem mais comum entre pessoas do sexo feminino

 

O assoalho pélvico é a base do tronco do nosso corpo, um conjunto de músculos em forma de rede que, na mulher, sustenta e suspende órgãos internos como o útero, bexiga, ovários e intestino. No caso dos homens, sustenta também a próstata. 

 

Com o passar dos anos, o assoalho pélvico vai ficando naturalmente mais fraquinho. É por isso que a incontinência urinária o nome científico ou "oficial" do escape de xixicostuma ser mais comum entre mulheres mais velhas. Gestantes, mulheres que acabaram de ter bebê e obesas também podem lidar com os escapes com mais frequência do que as demais, principalmente as jovens, que costumam ter músculos fortalecidos. 

 

No entanto, nunca é tarde para prevenir. Se você exercitar a ppk desde novinha, terá menos chances de desenvolver incontinência urinária no futuro. Além disso, fortalecer essa região do corpo pode até melhorar a sua consciência corporal e a sua vida sexual. 😉

 

Como fazer exercícios de Kegel

Segundo a Universidade de Harvard, embora os exercícios de Kegel sejam simples de fazer, encontrar os músculos certos não é tão fácil assim. Mas a gente tá aqui pra te ajudar. Você pode usar as técnicas abaixo:

 

- Quando estiver fazendo xixi, corte o fluxo. Depois, solte de novo. Preste bastante atenção aos músculos que você utiliza para isso, pois eles são os do assoalho pélvico!

 

- Sabe quando dá vontade de soltar pum, mas você está em um local público ou bem do lado daquela pessoa especial? O movimento que você faz para evitar que os gases escapem também envolve músculos do assoalho pélvico. 

 

- Faça de conta que está apertando a ppk, como se houvesse algo ali dentro que você precisa segurar, como um absorvente interno mesmo.

Depois de identificar os músculos do assoalho pélvico, fica fácil malhar a ppk e fortalecer essa região do corpo. Os exercícios de Kegel também são chamados de pompoarismo e listamos aqui alguns deles. Eles envolvem o movimento de contrair e relaxar a musculatura da ppk, como se estivesse pulsando. Também é possível fazer algumas variações, contraindo por mais tempo ou fazendo várias repetições seguidas, de forma ritmada.

 

 

exercicios-kegel-3

 

Exercícios de Kegel para lidar com escapes de xixi

Os exercícios Kegel femininos são um dos tratamentos para escapes de xixi disponíveis. Mas em casos de incontinência urinária, é sempre importante ir ao médico para entender se há outras opções disponíveis para o seu caso, como o uso de medicamentos ou até mesmo uma cirurgia. 

 

Para lidar com os escapes de xixi no dia a dia, você pode estar munida do protetor diário, que te ajuda com escapes de xixi leves em qualquer dia do seu ciclo. Se você prefere um produto que também sirva para a menstruação, opte pelo absorvente Intimus® 2 em 1. Além de contar com uma dupla proteção que absorve instantaneamente sangue menstrual e escapes de xixi, tem um formato anatômico e tecnologia de controle de odores que vão garantir muito mais conforto em qualquer situação. 

 

 

Camila Luz 

Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.

A Kimberly-Clark Brasil não oferece garantias ou representações quanto à integridade ou precisão das informações. Estas informações devem ser usadas apenas como um guia e não devem ser consideradas como um substituto para aconselhamento médico profissional ou de outro profissional de saúde.