Saúde e bem-estar

Como usar sabonete íntimo: conheça 3 erros

Kira
30 Jun, 2022
4 min. de leitura
desenho de uma menina de costas tomando banho

Saber como usar sabonete íntimo e quais são os principais erros ao fazer a higiene feminina é o segredo para uma ppk fresquinha

A ppk é uma região sensível que merece carinho e cuidados. Saber como usar sabonete íntimo corretamente é uma das formas de garantir a sua higiene íntima. Quando o produto é usado direitinho, faz muito pela nossa flora vaginal.

 

menina sentada

 

A flora vaginal é o nome que se dá para o conjunto de micro-organismos que habitam a ppk. Eles são "do bem", não causam doenças ou sintomas e ainda previnem corrimentos "anormais" e infecções. Em sua maioria, são fungos e bactérias que vivem em harmonia no ambiente da ppk.

 

O sabonete íntimo respeita a flora vaginal e todos esses micro-organismos, sem provocar desequilíbrios, e oferece uma limpeza suave para a ppk. É um tipo de produto pensado para a saúde íntima feminina, e para que a gente se sinta limpa, fresquinha e cheirosa - até mesmo nos dias mais quentes ou durante a menstruação, quando tomar banho dá aquele alívio!

 

Para que serve o sabonete íntimo?

O sabonete íntimo limpa e mantém a pele hidratada. Pois é, não é só a pele do resto do corpo que precisa de hidratação. A ppk merece um produto de qualidade que hidrate, assim como a pele do rosto. Mas calma, você não precisa criar um ritual super completo de skin care para a ppk! Basta usar o sabonete íntimo, pois a suavidade do produto evita que a camada protetora de gordura da pele saia, evitando a desidratação na região íntima. Beeeem mais simples que o skin care, concorda?

 

Além disso, o sabonete íntimo mantém o pH da ppk equilibrado, ou seja, ele mantém a flora vaginal regulada. Basicamente, ele evita que as bactérias e fungos se desenvolvam e aumentem, mas protege as bactérias “boas” das quais a gente precisa. Além de comprar produtos de qualidade e que garantam a boa higiene e saúde íntima, é preciso saber como usar sabonete íntimo. Veja, abaixo, os três erros que você deve evitar:

 

1) É um erro pensar que não se pode usar sabonete íntimo todos os dias

Você super pode usar sabonete íntimo todos os dias. O recomendado é não usar mais do que três vezes ao dia, mas o sabonete íntimo é um produto de uso diário. O mais importante é usá-lo apenas para lavar a área da vulva (que é parte externa da ppk) e nunca dentro da vagina, no canal vaginal – e isso vale tanto para o sabonete íntimo como para todos os outros!

2) É um erro achar que é preciso esfregar a vulva ou passar dentro da vagina para "limpar bem"

Na hora de fazer sua higiene íntima não esfregue em excesso. Use o sabonete íntimo com movimentos leves, usando os dedos mesmo. Seja gentil com a sua ppk! O segredo é não exagerar, ok?

 

Então passe o sabonete íntimo com delicadeza nos grandes e pequenos lábios (aquelas dobras de pele que protegem a abertura vaginal) e depois enxague com água. Também limpe a região das virilhas. Não faça duchas vaginais, pois elas desequilibram o autocontrole natural que seu corpo tem – e não use o chuveirinho pra lavar dentro da vagina. 

 

desenho de uma menina tomando banho

 

3) É um erro pensar que não se pode usar sabonete íntimo durante a menstruação

Durante a menstruação, você não precisa trocar o sabonete íntimo por outro. Também não é necessário fazer mais higienizações do que você já está habituada. Lembre-se de que menstruação não é sujeira! Dá vontade, sim, de se sentir bem limpinha. Mas o seu ritual normal de higiene íntima é mais do que suficiente.

 

O sabonete íntimo é capaz de limpar, controlar as bactérias e ainda proteger a sua pele mesmo quando você estiver menstruada. Aproveite a hora do banho pra dar aquela cuidada na ppk!

A Kimberly-Clark Brasil não oferece garantias ou representações quanto à integridade ou precisão das informações. Estas informações devem ser usadas apenas como um guia e não devem ser consideradas como um substituto para aconselhamento médico profissional ou de outro profissional de saúde.