Existe um período de maior desejo feminino no ciclo menstrual, sabia?
Entenda como funciona o desejo feminino, e porque há períodos em que a libido fica em baixa ou em alta
A conversa hoje é com as pessoas que menstruam e já iniciaram a vida sexual. Vocês já perceberam que há um período de maior desejo feminino, que a gente tem mais vontade de transar? E aí, em outros momentos do ciclo menstrual, a libido parece desaparecer do nada. Já percebeu isso?
Isso tem total relação com o ciclo menstrual, sabia? A alteração hormonal que ocorre durante cada fase do nosso ciclo impacta diretamente no nível da libido feminina e vamos te explicar a razão disso.
Menstruação aumenta o desejo sexual?
Como vocês já devem saber, o ciclo menstrual começa com o primeiro dia da menstruação e é quando a produção dos hormônios estrogênio, testosterona e ocitocina no nosso organismo começa a aumentar. Por isso, é comum as mulheres sentirem um aumento no desejo sexual nesse período do ciclo.
No entanto, há aquelas que nem cogitam transar nesse período. Quem sofre com cólicas, inchaços e alterações de humor pode mesmo querer ficar quietinha, sem nem pensar em sexo, e é super compreensível!
Sintomas do período fértil: a libido em alta é um deles?
Todo nosso sistema reprodutivo funciona voltado para a concepção, certo? Por isso mesmo, nada mais natural do que o nosso organismo trabalhar de uma forma que sintamos mais vontade de transar nos dias em que estamos no período fértil.
Com o nosso corpo se preparando para liberar o óvulo, os níveis de estrogênio e testosterona aumentam a lubrificação feminina e o desejo sexual. Quem costuma acompanhar o seu calendário menstrual pode observar que até mesmo a energia e a autoestima ficam lá em cima nesses dias, sendo esses apenas alguns dos sintomas do período fértil.
Como funciona o desejo feminino
Com o fim do ciclo menstrual, há uma queda no desejo por sexo. No período pós-ovulação, que é a fase lútea, o corpo e o útero se preparam para receber o óvulo fecundado. No entanto, quando não há a fecundação, é o momento em que o organismo começa a trabalhar para ocorrer a menstruação. Com a alta da progesterona nesses dias e os sintomas da TPM dando sinais, há uma queda na libido.
Acompanhar o nosso ciclo menstrual é importante, entre tantas outras coisas, para entender a nossa relação com o sexo. Portanto, não deixe de acompanhar cada fase do seu ciclo para se conhecer melhor – e conte com o calendário menstrual pra isso!
Tati Barros
Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.