Como aliviar a retenção de líquido no período pré-menstrual
Será que você sabe o que é retenção de líquido no período pré-menstrual? Separamos um guia com dicas que podem te ajudar a evitar o inchaço no corpo! Confira!
Sabe aqueles dias em que você se sente mais inchada, sem entender a razão dessa mudança repentina? Assim como a maioria das mudanças em nosso corpo, a retenção de líquido também pode ter tudo a ver com o ciclo menstrual. Bora entender o porquê?
Retenção de líquido
Como bem sabemos, o período menstrual é uma fase do ciclo em que as variações hormonais podem causar alterações, sejam elas físicas ou emocionais. A quantidade de sintomas, bem como a intensidade deles, vão variar em cada pessoa que menstrua, Mas uma bem comum é a retenção de líquidos.
O que é retenção de líquido no período menstrual?
A dra. Rebeca Gerhardt explica que a retenção de líquidos ocorre devido ao fato de que no período hormonal a progesterona está em alta no nosso organismo e ela é muito retentora de líquidos.
E quais são os sintomas disso? “Embora varie a sensibilidade de pessoa para pessoa, de forma geral, pode-se perceber um inchaço abdominal e/ou mamário. Há também uma modificação no intestino, o que favorece a retenção líquida”, diz.
O inchaço também pode ser percebido no rosto, pernas e braços, por exemplo.
Como diminuir a retenção de líquido
Se você está se perguntando se há como evitar completamente esses sintomas ligados à retenção de líquidos, infelizmente a resposta é não. Mas a dra. Rebeca destaca que há hábitos que podem piorar ou aliviar essa condição.
Existe uma série de mudanças comportamentais que podem ajudar a controlar essa retenção e nos deixar menos vulneráveis a esses efeitos, como evitar alimentos com lactose, aumentar a ingestão de água e fazer exercícios físicos regularmente. Veja só:
-
Atenção à água
Deve-se aumentar a ingestão de água durante o dia, e não apenas no período pré-menstrual. Isso é especialmente importante para equilibrar o teor de sais minerais no corpo.
-
Pratique atividade física
Entre várias outras vantagens, a prática regular de exercícios físicos é fundamental para que o sangue e a água circulem pelo corpo e, com isso, não fiquem retidos.
-
Alimente-se bem
A alimentação tem total influência em tudo relacionado ao nosso corpo. Uma dica que vale para várias situações, incluindo a retenção de líquidos, é evitar alimentos processados, ricos em sódio, frituras, carboidratos finos e industrializados. Difícil, né? Mas super necessário!
Além disso, a dra. Rebeca faz um alerta: “É importante também saber que, com os avanços médicos, a gente tem uma tendência a achar que tudo é anormal e precisa ser controlado. Mas nem sempre é assim. Um pouco de aceitação e tentar viver o melhor possível nesse período é a melhor mensagem”. Importantíssimo aceitar as alterações do nosso corpo!
Tati Barros
Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.