Chocolate na TPM: ajuda ou prejudica?
TPM e chocolate muitas vezes parecem sinônimos, mas será que chocolate ajuda na TPM?
A menstruação vem se aproximando e com ela chegam os sintomas da TPM, a tensão pré-menstrual. Muitas mulheres relatam sentir inchaço, nervosismo, ansiedade e também uma vontade de comer mais doces e alimentos ricos em carboidratos. E quando essa vontade vem, o chocolate parece ser o desejo número um! Mas será que chocolate na TPM faz bem?
TPM e chocolate
A boa notícia é que sim, chocolate na TPM faz bem! O chocolate 70% cacau, aquele mais amargo, é um dos alimentos que pode ajudar a amenizar os sintomas da TPM. Vale consumir sem exageros, e não adianta trocar pelo chocolate super recheado com caramelo e diversos cremes. Esses aí você também pode comer, claro, se tiver vontade, e principalmente para aliviar os sintomas emocionais – mas com a consciência de que muito açúcar nesse período pode até piorar os sintomas da TPM.
Alimentos que aliviam a TPM
Algumas mudanças na dieta podem ajudar a diminuir a super oscilação hormonal pela qual a gente passa na TPM. Essa oscilação mexe, em grande parte, com nossos níveis de serotonina – um neurotransmissor que ajuda a regular o humor, sono, apetite, entre outras funções essenciais. Os alimentos ricos em triptofano, como peixes, ovos, feijão, carnes e ervilha, aumentam a serotonina. Então, são uma boa dica! Você também pode consumir mais quantidade de alguns alimentos como soja e vegetais, ricos em antioxidantes, brócolis, espinafre, couve-flor, couve e repolho, frutas e legumes com cores vermelhas e alaranjadas, como cenoura, abóbora, tomate, morango, melancia, laranja, tangerina, banana, aveia, leite e derivados magros. Além disso, também podem fazer bem sementes de abóbora e girassol.
Os alimentos ricos em fibra ajudam a regular o estrogênio, um hormônio que fica com a quantidade bem reduzida na TPM: nozes, frutas, cereais integrais são uma boa pedida.
Dá uma olhada nesse vídeo com mais dicas: alimentos legais para comer na TPM.